A Importância do Bike Fit

Entenda a importãncia do Bike Fit na sua adaptação na bike e também na sua performance! Por Kami Sikora que faz análise dinâmica na bicicleta baseada no protocolo de Guru e está cursando 3o ano de fisioterapia, além disso também é ciclista.

Para você otimizar a eficiência da sua pedalada. O bikefit deve te proporcionar uma melhor combinação de conforto, aplicação de força, e aerodinâmica para reduzir gasto energético e elevar o nível de performance.
Você também pode fazer um bikefit antes de escolher a bicicleta pra comprar. Nesta consultoria o BikeFitter vai te dizer qual o melhor tamanho de bicicleta pra você, qual o selim certo para a largura dos seus isquios. Qual tamanho de pedivela você deve usar … Veja a explicação abaixo:
PONTOS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS NO BIKEFIT
  • Tamanho da bicicleta: o ciclista se encaixa entre 2 tamanhos de bicicleta, mas qual deles seria a melhor escolha exigindo menos ajustes e deixando uma margem para futuras adaptações? Importante também entender a geometria da bicicleta. Uma bicicleta tamanho padrão ’52’ de uma marca pode ter geometria diferente de uma bicicleta do mesmo tamanho de outra marca.
  • Selim: O modelo mais apropriado de selim depende, entre outros fatores, da acomodação da sua pelve (retro- ou antevertida) no selim. Se voce é uma pessoa flexível e qual é seu biotipo. Vale lembrar que muitas vezes desconforto no selim não esta ligado diretamente ao formato do selim mas sim do posicionamento, altura e nivelação dele.
  • Pedivela: Qual tamanho de pedivela devo usar? Qual seria a melhor combinação do tamanho da pedivela com a frequência de pedalada?

    Um bikefit pode reduzir as dores na lombar, cervical, mãos e joelhos etc, mas muitas vezes, além do bikefit também é necessário um trabalho de fortalecimento fora da bicicleta (nos casos de instabilidade do quadril, fraqueza de estabilizadores do tronco e da cintura escapular etc.)

Fico muito feliz em ver cada vez mais pessoas procurarem por um bikefit, orientados por seus treinadores e conscientes que ajuste de posicionamento na bicicleta deve ser feito de forma preventiva, e não apenas em casos de dor, desconforto ou lesão.

Existem várias escolas e protocolos de bikefit, vários acessórios complementares, vários profissionais com diferentes formações e experiencias. Acredito que a melhor escolha é um bikefit com análise dinâmica, realizado por um profissional com formação na área de saúde e com experiencia no ciclismo.

 

Kami Sikora

Poste um comentário

X