Como se preparar mentalmente para uma prova?

Todo mundo sabe que a mente controla nosso corpo. Obviamente o preparo físico é fundamental e importante, mas, no alto rendimento, a diferença entre o primeiro e o último pode estar na cabeça. Quem consegue suportar mais o sofrimento e quem consegue vencer a mente que tenta nos parar a todo momento, geralmente chega mais longe. Por isso, a nossa coach Erika Soares preparou um texto bem legal sobre como se preparar mentalmente para uma prova, ou um desafio que você esteja querendo enfrentar.

Preparação Mental

Acredito que a preparação psicológica de uma ciclista seja tão importante quanto a preparação física, em alguns casos até mais. Se você não alinhar sua mente com seus objetivos isso pode te paralisar e mesmo bem treinada, o resultado pode não acontecer.

Quando comecei no ciclismo achava que a parte física era a mais importante e que só precisava ficar mais forte, suportar altas intensidades e sobreviver ao ritmo alucinante nas provas, mas à medida que evoluía fisicamente, percebia algo ainda me limitava, que mesmo mais forte eu não conseguia usar aquilo ao meu favor na competição.

Lulufive Team

Diversas vezes, perdi o controle sobre meu corpo, minha frequência cardíaca subia além do normal e eu não conseguia recuperar. Isso me desesperava e minha cabeça entrava em parafuso. Pensamentos sabotadores brotavam a cada segundo, chegava até pensar em desistir do ciclismo. Me perguntava inúmeras vezes o porquê daquele sofrimento todo e onde eu queria chegar. Me sentia perdida, impotente e todos esses pensamentos vinham com a prova acontecendo.

Percebi então que eu precisava de ajuda e um planejamento mental pré prova para me deixar mais centrada e confiante. Neste momento procurei ajuda da psicóloga do esporte Sâmia Hallage que me ajudou muito durante esse processo e me ajudou a estabelecer algumas estratégias antes da competição.

  • mentalizar e me concentrar no percurso da prova
  • No dia anterior, priorizar meu descanso e planejamento alimentar

Além disso, trabalhei muito para ter conseguir um conjunto de ações que me permitissem chegar mais preparada fisicamente e psicologicamente pra uma competição:

  • ter disciplina com a periodização do treinamento, desenvolvendo assim a autoconfiança, diminuindo aquela tensão ou insegurança gerada
  • Ter pessoas queridas por perto, criar um ambiente familiar e com harmonia faz toda a diferença
  • Criar objetivos e expectativas reais. Estamos sempre buscando nos superar, mas existe também um cuidado a ser tomado a fim de não gerar frustrações além do normal.

Com essas mudanças no meu modo de pensar e agir, percebi mudanças importantes no meu comportamento pré prova e principalmente durante a prova. Tente você também!!!

Erika Soares – Coach da LuluFive

 

Poste um comentário

X