Um “terror” chamado Sapatilha!!!

UM TERROR CHAMADO SAPATILHA!

Vamos falar honestamente aqui. Quem nunca suou frio só de pensar em ficar com o pé preso no pedal da bike quando começou a pedalar? Se você falou que não, eu te digo: D.U.V.I.D.O E. O. D.Ó! (como dizia minha avó). Claro que tem ciclistas que tem mais facilidade, outros menos, mas, todos quando começaram um dia, passaram por essa experiência.

Aí sempre tem os “amigos” mais experientes na bike, que já passaram por isso e dizem: “Ahhh você vai cair, mas, não machuca.” “É tombo bobo.” “Um raladinho só no joelho”. “Para de mimimi, eu já caí 457 vezes até me adaptar a sapatilha”. E por aí vai… Cada um tem uma história pra contar. Mas, saindo um pouco da nossa caixinha da aceitação de que é assim e pronto, será que é realmente necessário cair? É tipo um ritual de aceitação no universo da bike?

Eu te digo que não. E vou explicar meu ponto de vista.

O público do ciclismo tem mudado. Tá mais abrangente. Muita gente que nunca pensou em um dia andar com uma bicicleta de estrada- para usar como esporte mais performático- agora pensa, compra e quer andar. Mas, como disse acima, cada um tem um tempo de adaptação e temos que respeitar isso. Não é mimimi, é vivência. Você não sabe o que o outro passou na vida para entender certos traumas.

E eu estou escrevendo este texto agora, porque desde que fundei a LuluFive, tenho me deparado com diversas situações que me fizeram crescer muito como profissional e também como pessoa e entender que o outro não tem que ter a mesma velocidade de aprendizado que eu, e que não tem que se jogar como eu me joguei em diversas situações, mas, isso não quer dizer que com paciência e didática, não se atinja o objetivo.

Então, pra você que está querendo começar a pedalar com bike de estrada e tem pânico só de pensar em usar sapatilhas, deixo aqui algumas dicas que podem te ajudar neste momento tenso, mas, que depois que você consegue, é muito prazeroso.

  • Tente deixar o pedal o mais frouxo possível. Sim, os pedais tem regulagem de pressão. Peça para o seu mecânico ou o fitter ou alguém que saiba, aliviar a pressão do seu pedal.
  • Faça testes (com tênis mesmo) para saber qual é o pé que você usa para subir na bike e o pé que você usa para descer da bike (sim, são diferentes).
  • Aprenda a subir e descer da bike. Não saia pedalando sentada no banco. Na hora de parar a bike, freie, pare a bicicleta, desça do banco e ponha o pé de apoio no chão.
  • Não precisa colocar os dois pés no chão. Um fica no chão o outro fica no pedal. JAMAIS TENTE TIRAR OS DOIS PÉS DO PEDAL!!!
  • Lembre-se que você só vai cair se parar a bike, então, não tente parar a bike antes de desclipar o pé. Se não conseguiu tirar, apenas continue pedalando até conseguir e só então, pare.
  • No começo, antecipe a sua parada, ou seja, vá tentando tirar o pé alguns metros antes de parar, até que tenha segurança de fazer apenas no momento da parada.
  • Faça um tripé com o pé que vai colocar no chão. Ou seja, desça da bike com a perna de apoio aberta. Se você fechar a perna próximo ao quadro da bike, pode desequilibrar para o outro lado e cair.

 

É muito importante você saber que todos já passaram por essa situação, então, não tenha vergonha em não saber, em ter medo, ou em procurar ajuda para fazer direito e com segurança. E para finalizar, deixo a frase de reflexão:

 

A força não vem das coisas que você sabe fazer e sim das que um dia você pensou que não conseguiria fazer

Foto: Daniel Ferreira

Poste um comentário