O que aprendi com a LuluFive Team

Por Camilinha Giannella

Sempre amei esporte. Desde pequena adorava aulas de educação física, eu era daquelas que não arrumava desculpas para não fazer. Também jogava tênis e tinha a bicicleta como parte das brincadeiras de infância.

Digo que sempre tive uma vida de atleta frustrada na infância. Um dia falei para minha mãe que queria ser tenista profissional e ela riu. Hoje eu rio também, mas na época não entendi porque ela não me levou a sério….rsrsrs….e levei este sonho comigo. Na vida adulta inclui a musculação, funcional, corrida e a bicicleta na rotina. E na bicicleta sempre sentia que meu coração batia mais forte e queria ir além do esporte como meio para me manter em forma. Queria viver o ciclismo mais intensamente.

Entrei em grupos de ciclismo e fiz provas de longa distância, como o L’Etape na França e as provas da UCI que aconteciam em Pardinho. Fui me destacando na categoria, e percebia que para treinar forte precisava estar sempre com homens. Não tinha amigas ciclistas.

Em 2017, quando a Gisele Gasparotto e a Marcella Toldi me convidaram para entrar na LuluFive, ainda um projeto com muitas ideias, inspiração, vontade de fazer acontecer, mas zero de patrocínio, meus olhos brilharam. Finalmente estava surgindo um grupo de mulheres para eu ter como amigas no ciclismo. E finalmente eu viveria meu sonho de ser uma atleta, no caso, amadora com capacidade para competir com profissionais…

Mergulhei de cabeça no projeto junto com a Gi, Mati e Erikinha. A equipe tomou forma, atraiu a atenção de outras mulheres, patrocinadores e admiradores do que a LuluFive estava fazendo pelo ciclismo no Brasil.

Queríamos ser referência em como uma equipe feminina deveria treinar, se cuidar, se comportar e se relacionar. Quando topei, mal sabia tudo que iria viver, aprender e ganhar com a LuluFive. Foram 2 anos de dedicação, me dividindo entre família, amigos, trabalho e treinos.

A primeira coisa que se aprende é que dedicação é primordial e que você vai abrir mão de algumas coisas da sua vida para viver isso. A rotina de treinos individuais e em grupo, os feedbacks do coach, a alimentação, o cuidado com o sono. São 6 dias na semana que você acorda para treinar, faça chuva ou faça sol. Sempre fiz com muito gosto; lógico que com dias lutando contra o cansaço, mas vejo na admiração dos meus filhos de 11 e 9 anos que os momentos de sacrifício valem a pena quando se faz com paixão.

Também aprendi que temos dias bons e ruins, mas que todos devem ser encarados como dias de aprendizado. Aprendemos sempre, em todos os treinos e todas as provas.

Outra coisa primordial, senão a mais importante, é ter a equipe e tanta outras pessoas como parceiras de treino. Seja durante, seja fora deles para te dar algum suporte específico.

Minha equipe foi o maior presente que ganhei do ciclismo. Porque ganhei amigas que querem tirar o meu melhor e eu sempre quis tirar o melhor delas. Passamos por muitas coisas juntas, e a admiração e suporte sempre foram essenciais na nossa jornada.

Todo o suporte de treinamento, saúde, recuperação, equipamentos, manutenção também são parte fundamental do sucesso de um atleta e sua equipe. E eu tive o privilégio de contar com os melhores em tudo isso.

E nossa família, ah…eles dão suporte, ao mesmo tempo sofrem com a dedicação e riscos que eventualmente corremos. Mas no fundo, eles vibram e admiram nossa determinação e conquistas.

Disciplina, força física e mental, dedicação, determinação, resiliência, parceria, empatia, aprendizado contínuo são as competências que levo para minha vida com tudo que vivi como Lulu5.

Minha vida é muita mais feliz e rica de experiências e aprendizados depois de ter sido uma atleta Lulu5 e só posso desejar que muitas outras mulheres vivam o que eu vivi!

 

1 Comentário

  • Paula CM Jensen

    Nossa a realidade de muitas mulheres ,gostar de esporte e ter só grupos de homens para treinar. Muito bacana a sua trajetória e poder se realizar no esporte . Gostaria muito de ter assessoria de vcs ,pena que moro longe . Mas acho que dá para treinar a distância. Parabéns Lulufive 👏👏

Poste um comentário

X