Preciso de aulas de técnica?

Você acha que não precisa de aulas de técnica porque já pedala desde criança? Então, leia este texto!

Por que quando você vai começar a pedalar (como esporte), acha que não precisa fazer aulas de técnica, supondo que já sabe pedalar? É aí que está o engano… Assim como outros esportes, o ciclismo tem técnica (e muita). E você precisa entender muita coisa antes de achar que não precisa de aula de técnica.

Foto: Daniel Ferreira

A bike nos acompanha desde a infância. Aprendemos a pedalar como brincadeira e depois, quando adultos, achamos que já sabemos pedalar e então, basta só fazer força e está resolvido. Ledo engano. Se todos soubessem o quanto de energia pode ser poupada quando você domina a bike como um todo, todos procurariam aulas de técnica antes de começar a fazer força.

Tem dois tipos de ciclistas que me preocupam: O que não tem medo e não tem técnica e aquele que tem medo e não tem técnica. O ciclista que não tem medo e não tem técnica, não vai demorar muito para cair numa descida mais técnica. Já o que tem medo e não tem técnica, vai ter câimbra nas mãos de tanto apertar os freios numa descida. De qualquer forma, não será um pedal divertido e seguro.

Por isso, um dos meus trabalhos é divulgar e estimular a TODOS os ciclistas a procurarem fazer alunas de técnica para melhorar não só sua performance, mas também, sua segurança.

Quando estou dando aula para ciclistas que já pedalam, que já fizeram diversas provas, inclusive, me deparo com muitos péssimos vícios de quem nunca teve uma orientação. Agora, me responda: Se você vai começar uma atividade mais complexa, como a natação ou o tênis, ou até mesmo a corrida você vai ver que existem os educativos. Curiosamente não é comum ver ciclistas fazendo educativos para aprimorar a técnica. Por quê?

Temos que mudar isso para formarmos ciclistas de verdade. Mais seguros, mais conscientes e preparados (tecnicamente falando).

Se você acha que é tudo balela o que estou falando e que não precisa de técnica, me responda:

– Como você freia a bike de estrada? Usando o freio traseiro apenas? Ou só o dianteiro? Ou os dois?

– Como você passa uma lombada, ou quebra mola?

– Como você faz uma curva fechada?

– Onde você concentra o peso do seu corpo?

– Ao fazer uma curva, você acha que é só virar o guidão?

– Para ficar em pé na bike, como vc faz pra jogar a bike de um lado e do outro?

– Para trocar de marcha na subida, você acha que faz com eficiência, sem perder ritmo?

– Se você está pedalando e se surpreende com um buraco na sua frente, você consegue se livrar dele facilmente?

A maioria das pessoas que tem medo, é porque não sabem o que fazer e como fazere e sso é muito fácil de resolver. Basta se dedicar um pouco às aulas técnicas. Não tenha vergonha de não saber, procure ajuda de profissionais e boas pedaladas!!!

1 Comentário

  • Paula Campos Machado Jensen

    Perfeito . O desconhecido da’ medo mesmo . E o pior que sem saber como fazer de maneira eficiente nao evoluo . Sempre fico um pouco insegura de cair ,de usar a melhor marcha ,ou de soltar o freio porque qdo pedalmos nao da’ para se espelhar no outro para aprender . As aulas tecnicas me ajudam a se soltar no pedal porque agora sei como fazer e vou sentindo melhor meu corpo e estou adorando . Tem muito prazer em aprender e dominar a bike . Agora paciencia e treinando na semana ja’ estou mais segura nas curvas ,e no sprint ,vai um tempo ainda para o pulinho e as descidas . Adorando as aulas 😁🚴🏾‍♀️
    .

Poste um comentário

X